DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

Nossa didática e metodologia propiciam aos iniciantes um rápido desenvolvimento dos golpes, utilizando-se principalmente de medicine bowl para a construção dos gestos motores do forehand, backhand e saque.

Com 20 horas de aula quem nunca jogou poderá saborear o que é uma partida de tênis, com saques, devoluções, disputas de ponto e ingressar nesse maravilhoso universo que é um jogo de tênis.

São usadas bolas mais lentas e leves adequadas a realidade motora do aluno iniciante, facilitando o domínio do pingo da bola e conseqüentemente tendo prazer em conseguir rebatê-la.

A QUESTÃO TÉCNICA

É o primeiro pilar de um jogador sendo ele recreativo ou competitivo de nível amador ou profissional. Nossa metodologia é baseada no tênis atual acompanhando as evoluções técnicas dos jogadores de nível ATP. Essa metodologia vem sendo desenvolvida desde 1986 por Ricardo Mazzeo e colaboração dos professores da academia sendo atualizada constantemente com a participação em simpósios e cursos nacionais e internacionais, e em especial nos últimos 8 anos com o intercambio com a escola Argentina onde foram incorporados importantes didáticas para o desenvolvimento de mecânicas dos golpes como o uso do medicine bowl para a correção do posicionamento e deslocamento da base no golpe.

A QUESTÃO FÍSICA

A parte física tem fundamental atenção sendo o segundo pilar para um desempenho satisfatório do atleta em competições. O desenvolvimento, planejamento e aplicação é realizado pelo profissional em educação física Luciano Oliveira. Utilizando-se como base de seu treino outros esportes que quem em comum a mesma base de alavancas e coordenações como o boxe(posicionamento correto da base antes do golpe e cadeia cinética de movimentos antes, durante e depois do impacto), o balé(desenvolvimento das musculaturas de equilíbrio nas pernas) e o xadrez (desenvolvimento de táticas e estratégias).

A QUESTÃO MENTAL

Este é o terceiro e ultimo pilar e mais importante que sustentará o bom desempenho nas questões técnica da desenvoltura dos golpes e administração da condição física durante a partida.

O tênis é um jogo individual que não tem tempo pré definido e tratando-se de um esporte individual com uma necessidade de concentração maior exigindo do jogador freqüente tomada de decisões em todos os pontos, desenvolvendo o pensar(deliberar), o decidir, todas essas ações que antecedem uma atitude(ação) e finalmente agir.

Como beneficio o aluno desenvolve um pensamento critico, fundamental para superar os erros, administrar as adversidades e planejar ações durante uma partida, regra que se leva para a vida também.